sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Francisco Martins destaca importância da CONAB para o desenvolvimento regional

MÉDIO OESTE – O presidente da Fundação Maria Fernandes dos Santos, entidade filantrópica sediada na cidade serrana de Martins no Médio Oeste Potiguar, destaca a importância do trabalho realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) através do Programa Compra Direta e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que tem ajudado a varias associações, fundações e comunidades.

“É um programa fantástico. Porque adquiri a produção de pequenos agricultores e os repassa para entidades assistenciais que atendem pessoas carentes. É mais um programa em parceria do Governo do Estado com o governo federal na área da segurança alimentar que vem tendo muito sucesso”, disse Francisco Martins que através da Fundação Maria Fernandes dos Santos é parceiro da CONAB em Martins.

O Programa Compra Direta, distribuiu através de entidades, alimentação de qualidade para milhares de famílias de baixa renda.

No Rio Grande do Norte o programa conta ainda com a parceria da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento via Ematern e a Companhia Nacional de Abastecimento.

O presidente, Francisco Martins, ainda fala do relevante trabalho do Superintendente Regional da Conab no RN, Francisco Sales de Medeiros, pelo sucesso na coordenação do órgão no Rio Grande do Norte. “O superintendente e toda a sua equipe merecem o reconhecimento pela competente condução da política alimentar em nosso estado, pois visam o benefício da população de baixa renda”, disse Martins.

Motivada pelo bom desempenho do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Rio Grande do Norte, no ano passado, a Superintendência Regional da Conab no estado vai intensificar em 2010 a divulgação das ações deste programa aos produtores rurais da região.

No ano passado foram beneficiados 1.846 pequenos produtores, que venderam ao governo 2.089 toneladas de produtos, como farinha de mandioca, mel de abelha, castanha de caju, peixe, polpa de frutas, entre outros. Os alimentos foram destinados à formação de estoques públicos e doados a famílias que vivem em situação de insegurança alimentar e a atendimento de casos emergenciais. Para este público foram mais de 30 mil cestas, totalizando 718.750 mil quilos de produtos.

O PAA também atendeu pescadores artesanais, onde a categoria teve um avanço considerável. Foram mais de R$ 1,5 milhão investidos em dezenove projetos para compra de pescado e derivados de 493 produtores potiguares, totalizando 352.874 mil quilos.

Ao longo de 2009, a tilápia eviscerada, tucunaré, tambaqui, sardinha, além do hamburger, da almôndega e lingüiça de peixe, chegaram à mesa de 66.600 pessoas em 17 municípios, por meio da parceria entre a Conab e associações de colônias de pescadores do estado.

“A CONAB vem garantindo a segurança alimentar das pessoas de baixa renda e gerando trabalho no campo, fortalecendo a agricultura familiar e propiciando o desenvolvimento regional”, destacou

A Superintendência da Conab no RN também vai distribuir nos próximos dias 6.400 toneladas de feijão a entidades públicas e de interesse social, devidamente regularizada e com atuação direta em ações de segurança alimentar e nutricional, que mantenham vínculo com programas coordenados pelos ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e da Educação (MEC), e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Serão 4.000t em Natal, 600t em Caicó, 800t em Currais Novos, 400t em Assú e 600t em Mossoró, onde a Conab mantém unidades armazenadoras. As entidades sociais que tiverem interesse em receber doações devem procurar a estatal para realizar os procedimentos necessários.

Márcio Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário