quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Defesa Civil Nacional atende mais de 700 municípios com Operação Carro Pipa


O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), atende a 788 municípios com o Programa Emergencial de Distribuição de Água, mais conhecido como operação carro pipa. Essa ação é desenvolvida em parceria com o Exército brasileiro desde 2006 e tem o objetivo de levar água potável a locais que estão em situação de emergência por causa da seca prolongada.

Segundo levantamento feito pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a Sedec gasta mensalmente, em média, R$ 30 milhões com nove estados da região do semiárido nordestino e da região norte de Minas Gerais que são beneficiados pela ação. Em Alagoas, 35 municípios afetados pela estiagem contam com recursos da operação; Bahia, 173; Ceará, 122; Minas Gerais, 41; Paraíba, 130; Pernambuco, 82; Piauí e Rio Grande do Norte 84 cada; e Sergipe, dois municípios.

A solicitação dos carros-pipa é feita diretamente à Secretaria por ofício com justificativa. Essa demanda é analisada por uma equipe técnica da Sedec que também acompanha e supervisiona as atividades de distribuição da água. O Exército executa a operação por intermédio do Comando de Operações Terrestres (Coter).


defesacivil.gov.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário